MEU FILHO CAIU E PERDEU UM DENTE – O QUE FAZER?

Por maior que seja o cuidado dos pais, qualquer criança está sujeita a uma situação como essa. Seja por uma queda ou por qualquer outro motivo que cause uma espécie de trauma. Se não for possível evitar, esteja atento ao que fazer caso aconteça:

A Avulsão Dental acontece quando o dente é totalmente deslocado para fora do alvéolo (local onde fica o dente na arcada dentária), inclusive podendo sair da boca. A avulsão acontece, na maioria das vezes, por conta de quedas, choques, acidentes ou qualquer outro tipo de situação com impacto suficiente para deslocar um dente.

Pode afetar tanto os dentes decíduos (leite) quanto os dentes permanentes. Saiba o que fazer em ambos os casos:

Dentes Permanentes:

Neste caso o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, isso porque o dente pode ser reimplantado pelo dentista. Para que as chances de reimplante sejam maiores, atenção aos cuidados:

Localize o dente; ao localizá-lo nunca segure o dente pela raiz, sempre pela coroa; coloque-o imerso em soro ou de preferência na própria saliva; leve imediatamente ao dentista, preferencialmente nos primeiros trinta minutos após o incidente.

Dentes Decíduos (leite):

Geralmente não é reimplantado, isso acontece porque nem sempre o resultado é favorável e isso pode danificar o dente permanente. Neste caso, a melhor opção é guardar o dente de leite avulsionado e levar a criança ao dentista, para que ele decida qual o melhor tratamento para o caso.

Lembre-se sempre que em ambos os casos, é importante manter a calma para dar segurança à criança e também acalmá-la.

Qualquer trauma que afete a região bucal de uma criança, adolescente ou bebê precisa ser avaliada por um ODONTOPEDIATRA. Isso porque com o acompanhamento especializado é possível identificar possíveis problemas decorrentes do trauma, evitando alterações no crescimento e desenvolvimento dos maxilares e da face, por exemplo.

Visite a Clínica Odôntica e faça a sua consulta. R. Montevidéu, 720 – Sala 06/ Edifício San Pietro, Campina Grande | Telefone: (83) 3341-8635

By | 2018-06-18T10:21:57+00:00 junho 15th, 2018|

About the Author:

Deixe um comentário

Odôntica