POR QUE SÓ A ESCOVAÇÃO E O FIO DENTAL NÃO SÃO SUFICIENTES?

A higiene bucal completa feita em casa pelo próprio indivíduo é essencial para manter a qualidade da sua Saúde Bucal. A escovação correta junto com o uso do fio dental garantem a prevenção contra doenças e possíveis problemas bucais. Porém, mesmo realizando a higiene bucal de maneira correta, ainda assim é necessário ir ao dentista regularmente para avaliação e para realizar uma limpeza mais “profunda”. É essa limpeza que chamamos de Profilaxia dental.

Confira neste artigo por que ela é tão importante e por que você precisa passar por ela regularmente:

A profilaxia é a limpeza bucal realizada por um cirurgião dentista. A diferença entre ela e a higienização que você mesmo faz em casa é que a profilaxia é realizada com instrumentos e produtos específicos encontrados apenas no consultório odontológico.

Além do mais, o profissional realiza a higienização individual de cada dente e a higienização da parte mais interna e profunda da gengiva, o que a torna mais completa, detalhada e refinada. Por isso é tão importante para manter a Saúde Bucal.

Esse tipo de procedimento tem o objetivo de manter a sua boca saudável e evitar riscos de doenças periodontais e bucais, como gengivites e cáries. Além disso, durante a limpeza o dentista avalia possíveis problemas como suspeitas de cáries ou próteses mal adaptadas.

O que é feito na Profilaxia Dental?

  • Tartarectomia

Essa é a primeira etapa da Profilaxia. Com os equipamentos adequados, o profissional irá realizar a raspagem e remoção do tártaro. O tártaro não é eliminado apenas com escovação e uso do fio dental.

  • Jateamento

Esse procedimento pode ser feito logo após a tartarectomia, quando necessário. É aplicado um jato com bicarbonato de sódio para a remoção de placa bacteriana e do tártaro, além disso, para o polimento e proteção do dente.

  • Escovação Completa

Se o profissional perceber como necessária, ainda pode ser feita uma escovação completa, com o uso de uma escova e um tipo de creme dental especial, utilizados no consultório. A escovação é finalizada com o uso do fio dental.

  • Flúor

A última etapa do processo é a aplicação do flúor. Tem como função manter o frescor da boca e devolver minerais, além de fortificar os dentes.

A Profilaxia Dental precisa ser realizada com frequência em torno dos seis meses, mas nada impede que essa frequência mude de acordo com a necessidade e orientação profissional, como por exemplo nos casos de maior acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Ainda, quem é submetido à profilaxia deve ter atenção a alguns cuidados: Evite comer ou beber algo em torno de uma a duas horas, isso porque o flúor precisa penetrar e agir por mais tempo. Por último, não esqueça: A Profilaxia é um procedimento de limpeza completo, mas isso não significa que você deva deixar de realizar a higiene bucal rotineira com a escovação e uso do fio dental.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende a sua consulta. R. Montevidéu, 720 – Sala 06/ Edifício San Pietro, Campina Grande. Telefone: (83) 3341-8635

By | 2018-06-15T14:15:25+00:00 junho 8th, 2018|

About the Author:

Deixe um comentário

Odôntica