OS SEGREDOS PARA CURTIR O SÃO JOÃO DE BOCA SAUDÁVEL

É só chegar junho que o cheiro de São João já começa a surgir no ar. As festas juninas típicas em todo o Brasil e principalmente no Nordeste trazem alegria, comemoração e muitas comidas típicas. Como em qualquer outra festa, é muito fácil exagerar no consumo dos alimentos e isso pode prejudicar a sua saúde, física e bucal.

Para evitar os problemas e com isso garantir uma diversão tranquila e sem as temidas dores de dente durante o São João e também pelo restante do ano, preparamos este artigo para lhe orientar sobre os cuidados necessários para uma boca saudável sem perder o que há de melhor nas Festas Juninas.

Confira:

As comidas típicas variam de acordo com cada região, mas há algo em comum em todas elas. O açúcar é um dos elementos mais presentes nesses tipos de alimentos e o consumo exagerado dele pode trazer consequências desagradáveis para a saúde bucal.

Guloseimas como rapadura, pé de moleque, canjica, maçã do amor e outros, são ricos na quantidade de açúcar, por isso atenção ao exagero no consumo. O açúcar é fonte de nutrição para as bactérias que vivem na boca e produz o ácido que prejudica os dentes. A forma de evitar os danos à dentição é com a escovação correta, após o consumo desses alimentos ricos em açúcar.

Além disso, alimentos ricos em açúcar e pegajosos como a maçã do amor, por exemplo, merecem ainda mais cuidado, pois o açúcar fica aderido aos dentes por mais tempo. Quanto aos refrigerantes, o ideal é que sejam sempre evitados, devido a sua quantidade excessiva de açúcar e ao ácido presente na sua composição. Caso não seja possível evitar, a dica é consumir com um canudo, isso diminui o contato do líquido com os dentes.

No caso das crianças, atenção redobrada. Os pequenos podem ainda não conseguir fazer a higienização correta, por isso a supervisão e o auxílio dos adultos é necessária. Além disso, as crianças costumam consumir os doces em maior quantidade e em maior frequência.

Quem usa aparelho ortodôntico deve estar atento ao consumo de alimentos mais duros e pegajosos como: pé de moleque, cocada, milho, maçã do amor e etc. O cuidado é necessário para evitar os danos aos braquetes.

Caso você tenha sido submetido a uma extração ou a outros tipos de cirurgias orais deve evitar bebidas alcoólicas e bebidas quentes. Além disso, deve também evitar esforço físico e tomar outros cuidados indicados pelo seu dentista.

Seguindo os cuidados que listamos acima, certamente você irá aproveitar bem as comemorações de Junho. Caso haja algum incidente que prejudique a sua saúde bucal, procure o seu dentista para a avaliação necessária.

By | 2018-06-04T12:11:57+00:00 junho 1st, 2018|

About the Author:

Deixe um comentário

Odôntica