Creme dental Clareador: Mito ou Verdade?

Quem nunca viu uma propaganda de creme dental que promete clarear os dentes apenas com sua utilização? Isso é comum de se ver, mas será verdade?

Vamos falar sobre isso e alguns temas relacionados neste artigo. Confira!

Sim, é verdade. Alguns cremes dentais ajudam a clarear os dentes, mas sem exageros.

Comparando o efeito do creme dental com as técnicas de clareamento com peróxido de hidrogênio utilizado nos consultórios odontológicos vemos que há diferença entre as duas situações. Enquanto o peróxido de hidrogênio clareia os dentes em 3 a 8 tons dentro de uma escala de 10 tons, o creme dental clareador consegue clarear aproximadamente 1 tom na mesma escala de 10 tons.

Em outras palavras, o efeito clareador existe, porém em menores proporções.

Não é apenas o creme dental que pode deixar os dentes mais brancos, existem outros produtos que também possuem este tipo de efeito.

As White Strips, ou, tiras de clareamento, podem ser aplicadas sobre os dentes durante 30 minutos no período de 14 dias, apresentando efeito nos primeiros dias de utilização, podendo ser mantidos por até quatro meses, estas tiras são revestidas com um gel de branqueamento à base de peróxido.

Além das White Strips, temos os enxaguantes bucais whitening que também prometem clareamento, porém são bem menos eficazes. Tendo em vista o tempo de contato dos enxaguantes bucais com os dentes, pode ser que somente 12 semanas após o início do uso é que sejam percebidos os resultados.

Comparando os métodos de clareamento vendidos nas farmácias e na internet com os métodos utilizados pelos dentistas, constatamos a diferença na eficácia.

Enquanto os métodos de farmácia utilizam um agente de branqueamento menos eficaz, os métodos profissionais utilizam um agente mais potente que garante efeitos de branqueamento mais visíveis.

Métodos Caseiros

Entre os métodos caseiros, podemos citar aqueles que utilizam moldeiras de silicone produzidas em consultório odontológico de acordo com as medidas dos arcos superior e inferior da boca. A moldeira então é preenchida por um gel clareador indicado pelo dentista e geralmente é utilizada por um período de três a cinco semanas de uma a oito horas por dia.

É importante dizer que todos os métodos de clareamento precisam ser supervisionados por um dentista para que se garanta a eficácia e a segurança no momento da aplicação.

Além do mais, a avaliação das manchas no esmalte dentário, a diminuição de efeitos colaterais, a durabilidade do clareamento e a otimização dos resultados são garantidos pelo profissional odontólogo, enquanto os clareamentos caseiros não possuem garantia e o paciente fica por conta própria.

By | 2018-04-19T11:20:16+00:00 abril 19th, 2018|

About the Author:

Deixe um comentário

Odôntica